História

  • Clube da Amizade
Clube da Amizade

A origem do Encontro Ouro Preto de Futebol se reporta a 02 de junho de 1964, na Rua Coronel Feijó em Porto Alegre, quando Luiz Baldasso, que na época tinha 12 anos, sugeriu a um pequeno grupo de amigos a fundação de um Clube, com o objetivo básico de recreação.

Os fundadores foram:

  • Gilberto Bizarro da Silva
  • Paulo Ricardo da Silva
  • Nelson Antônio Baldasso
  • Hildo Alberto Baldasso e
  • Luiz Carlos Baldasso.

A sede do Clube da Amizade era no sótão de um galpão de ferramentas que havia nos fundos da casa de propriedade do Sr. Antônio Baldasso, localizada na Rua Coronel Feijó, 821. Em dezembro de 1964, o Sr. Antônio Baldasso mudou-se para o n. 801 da mesma rua. A casa nova possuía uma bela garagem; e aí sim, o Clube expandiu-se pra valer, funcionando todos os sábados a tarde e domingos.

No início, o único esporte praticado era o pingue-pongue, hoje chamado de tênis de mesa; posteriormente, foram adquiridos um autorama, um toca-discos e vários outros jogos infantis. Havia também, uma pequena biblioteca com alguns livros que eram emprestados aos sócios. Tudo muito organizado, com controle de retirada, etc. Os sócios tinham carteirinha, como clube grande.

Na sede havia uma pequena bomboniere, cuja receita somada às mensalidades dos sócios, mantinha sempre um bom caixa. Nos domingos, sempre havia um jogo de víspora, que era pago com as balas de caramelo que eram adquiridas no próprio local. O Clube promovia passeios. Colocavam todos os sócios no automóvel Studebaker do seu Baldasso e lá íam todos faceiros ao Jardim Zoológico. Os sócios, por ocasião de seus aniversários, eram presenteados com alguma lembrança pelo Clube: uma porta-lapiseira, canetas, brinquedos, etc...

Nos aniversários do Clube, sempre havia grande comemoração, com muitos pastéis, sonhos e refrigerantes. E com esta programação básica seguiu-se até 1.968. Foi quando o presidente da entidade resolveu juntamente com os sócios que era chegada a hora do clube ter um time de futebol. Após várias reuniões e feitos os devidos levantamentos, decidiu-se que o time jogaria com o nome de UNIÃO ESPORTIVA ROMA, que era o nome da empresa de ônibus que o sr. Antônio Baldasso gerenciava e cujo escritório se localizava no mesmo endereço do Clube. Porém, faltava o fardamento. O Sr. Antônio Baldasso (mais uma vez ele), vendo a dificuldade que o Clube teria para comprar o material por conta própria, resolveu doar as camisas, ficando o resto do material por conta dos sócios.

E assim, a partir de uma pequena idéia, nasceu um belo time de futebol. Os sócios foram aumentando e o clube se solidificando. Alguns meses mais tarde o nome foi mudado para UNIÃO ESPORTE CLUBE. E a história deste time, relataremos a seguir.