História

  • Fragata Futebol Clube
Fragata Futebol Clube

O Fragata F.C. foi fundado em 18 de maio de 1969, e, juntamente com o União Esporte Clube. veio a formar a Associação Ouro Preto de Futebol.

Somente eram aceitos sócios nascidos a partir de 1954. Começou, portanto, como um time infantil, subindo de categoria conforme os atletas foram envelhecendo.

O Fragata jogava nos domingos a tarde, geralmente nos campos dos adversários nos subúrbios de Porto Alegre ou cidades vizinhas: Sarandi, Alvorada, Cachoeirinha, etc.

A sede inicial foi na Travessa São Jacó, na residência de César Bizarro, seu primeiro presidente. Posteriormente, a sede foi transferida para um pequeno galpão, localizado nos fundos da casa do atleta Sérgio, localizada na Rua Coronel Feijó, 869, próximo à Rua Cristóvão Colombo. Lá mesmo os jogadores se fardavam e iam caminhando até o campo do Colégio Dom Bosco, localizado a 500 m do local. Para angariar fundos, eram realizadas as tradicionais rifas com prêmios muito modestos, como por exemplo o terrível uísque Black Tie que muitas vezes encabeçou a lista de premiação.

Naquele tempo, ninguém tinha carro e a locomoção para os campos era feita de transporte coletivo mesmo, cada um com sua chuteira debaixo do braço. Algumas vezes conseguia-se levantar algum dinheiro e alugar uma Kombi ou um microônibus.

Ficaram célebres as partidas que foram realizadas com as divisões inferiores do Internacional de Porto Alegre, no campo do Colégio Dom Bosco. Embora o Fragata fosse até 1972 um time composto por jogadores com menos de 18 anos, os adversários muitas vezes eram de adultos. Mesmo assim, o Fragata era um oponente duríssimo, vencendo muitas vezes times mais experientes.

O maior clássico que havia no Colégio Dom Bosco era Fragata contra União, o segundo time que veio a formar a Associação Ouro Preto de Futebol. Mas isso já é outra história.